quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Colapso


Aldo Sebastião*
  
Filme americano,dirigido por Chris Smith, do gênero documentário, lançado no Brasil em 2009(82mim). Com Michael Ruppert.

Colapso é um documentário que nos dá um relato de como e porque antigas civilizações que prosperaram no passado deixaram de existir e aponta que causas naturais foram um fator decisivo para que elas entrassem em declive.
Fazendo uma analogia aos tempos atuais podemos perceber que a escassez dos recursos naturais já ameaça a nossa civilização de existir segundo a forma que conhecemos.
Michael Ruppert nos mostra que civilizações, como a romana, cresceram tanto que seus recursos não foram capazes de abastecer toda a enorme população que Roma comportava com o passar do tempo, e todas suas conquistas territoriais.
Na civilização Anasazis ocorreu algo próximo ao acontecido com Roma, porém os maiores agravantes foram os grandes períodos de estiagens que eles enfrentavam- os Anasazis ficaram conhecidos por suas grandes obras de arquiteturas, bastante modernas para a época. Isso atraía cada vez mais população, e, como o clima não era favorável, a expansão da agricultura, os recursos e a comida se esgotaram. Segundo estudiosos, eles enfrentaram uma seca de aproximadamente 50 anos, o que os obrigou a migrar para outra região.
É por se tratar de um gênero cinematográfico que não empolgam muitos, o documentário pode não incentivar a apreciação por amantes do cinema; porém as informações e a temática são de total relevância para toda a humanidade principalmente para que repensemos algumas atitudes pelo bem da convivência social e econômica. Ruppert tem grande credibilidade, pois ele foi capaz de prever a recessão financeira que E.U.A entraram em 2008 e que pode ser uma armadilha para qualquer país.
A obra é recomendada para pessoas que tenham um mínimo de preocupação com o futuro do nosso planeta, porém para os que não compartilham de tais preocupações seria bom assistir também pois como exemplos temos outras duas grandes civilizações que sucumbiram. O que nos garante que não seremos os próximos? Filmes como este lançam elementos que podem germinar e trazer ativistas políticos, econômicos e religiosos na luta por dias

*Aldo Sebastião Pereira Da Costa é
Graduando de Administração na UFCG e preocupa-se com o impacto das decisões da civilização que interfere no meio ambiente.





Nenhum comentário: