Matheus Lôbo
Trigueiro*
The
Social Network (A Rede Social) é um
filme americano de 2010,
que tem como aspecto principal contar a história sobre a fundação da rede
social Facebook
e seus desdobramentos, dirigido por David
Fincher, com um elenco composto por Jesse
Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara. O criador da idéia foi o universitário Mark Zuckeberg e
o amigo Eduardo Saverim. No desenrolar do filme, são retradas discussões e
ousadias que, no fim, acabaram tornando o que o Facebook é hoje, uma rede com
inúmeros seguidores por todo o globo. Entretanto, é incrivel o número de lições
que o filme pode levar para o escopo do empreendedorismo na área de
Administração.
O filme acaba por mostrar exemplos de como o
empreendedorismo deve seguir, e serviu de inspiração para muitos desde o seu
lançamento, observado em três pilares: a força de vontade de Mark no início do
projeto, a capacidade de criar coisas simples porém bem elaboradas e planejadas
e por fim o aumento, a replicação da idéia original.
Portanto, o sucesso de um empreendimento não esta baseado
apenas em ter idéias e manter o planejamento para manter o negócio, é preciso
pensar em expansão, analisar as opções para repassar a idéia, somente assim
será possível a criação de um empreendimento altamente rentável e estruturado.
O filme não pode ser tratado apenas como uma história de
um jovem com uma boa idéia, o filme é um grande modelo de inspiração além de
propiciar reflexões sobre o motivo ou fato que faz uma empresa ter sucesso.
Indicado para pessoas que desejam aprender sobre empreendedorismo a partir de
uma idéia simples.
*Matheus
Lôbo Trigueiro, graduando em administração e apreciador de filmes sobre
empreendedorismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário