quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Rede Empreendedora



Matheus Lôbo Trigueiro*
The Social Network (A Rede Social) é um filme americano de 2010, que tem como aspecto principal contar a história sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos, dirigido por David Fincher, com um elenco composto por Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella, Josh Pence, Brenda Song, Joseph Mazzello, Rashida Jones e Rooney Mara. O criador da idéia foi o universitário Mark Zuckeberg e o amigo Eduardo Saverim. No desenrolar do filme, são retradas discussões e ousadias que, no fim, acabaram tornando o que o Facebook é hoje, uma rede com inúmeros seguidores por todo o globo. Entretanto, é incrivel o número de lições que o filme pode levar para o escopo do empreendedorismo na área de Administração.
O filme acaba por mostrar exemplos de como o empreendedorismo deve seguir, e serviu de inspiração para muitos desde o seu lançamento, observado em três pilares: a força de vontade de Mark no início do projeto, a capacidade de criar coisas simples porém bem elaboradas e planejadas e por fim o aumento, a replicação da idéia original.
É facil observar que a grande lição do filme não se trata da idéia de criar uma rede social, pois o conceito de redes sociais já existia, e inclusive já faziam parte da vida das pessoas. O grande ponto é a capacidade de sintetizar idéias, de pensar de uma forma simples, porém inovadora e colocá-la em prática de uma forma bem estruturada. Com a grande concorrência no mercado, é necessário que o empreendedor tenha a capacidade de criar uma idéia simples, contudo, que a planeje e a estruture de uma forma cuidadosa, garantindo que o serviço que irá disponibilizar seja viável e altamente planejado.
Portanto, o sucesso de um empreendimento não esta baseado apenas em ter idéias e manter o planejamento para manter o negócio, é preciso pensar em expansão, analisar as opções para repassar a idéia, somente assim será possível a criação de um empreendimento altamente rentável e estruturado.
O filme não pode ser tratado apenas como uma história de um jovem com uma boa idéia, o filme é um grande modelo de inspiração além de propiciar reflexões sobre o motivo ou fato que faz uma empresa ter sucesso. Indicado para pessoas que desejam aprender sobre empreendedorismo a partir de uma idéia simples.


*Matheus Lôbo Trigueiro, graduando em administração e apreciador de filmes sobre empreendedorismo.

Nenhum comentário: