quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Facebook: chegar primeiro é mais importante que pensar!


A Rede Social (The Social Network). 2010. David Fincher. Drama.

A Rede Social” conta a história de um jovem que, após sua namorada terminar com ele, resolve criar um site para comparar as alunas da universidade em que estuda e eleger a mais bonita. A partir disso, Mark Zuckerberg passa a ser visto como um “vilão” pelas meninas atingidas e, ao mesmo tempo, desperta o interesse dos irmãos Winklevoss que pretendiam criar um site exclusivo aos alunos de Harvard que facilitasse o encontro entre eles.
                Ao ser procurado pelos irmãos, Mark aceita imediatamente a proposta de ajudá-los na criação do novo site, porém, depois, passa a evitá-los. Ele decide então, a partir da ideia fornecida por eles, criar o TheFacebook.com, que permitia o compartilhamento de informações e fotos além de promover a interação entre alunos de várias universidades. O que começou como uma brincadeira transformou-se em um grande processo milionário para Mark, que foi acusado pelo amigo Eduardo Saverin, quem o ajudou financeiramente a dar início ao projeto, e pelos irmãos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss de plágio. Afinal, “você não consegue 500 milhões de amigos, sem fazer alguns inimigos”.
                O filme possui uma linguagem complexa e acelerada, o que causa certo desconforto para os que desconhecem o assunto. Além de nos mostrar as modificações do Facebook desde a sua criação, o filme evidencia as relações cada vez mais vazias que começaram a ser criadas a partir das redes sociais, como por exemplo, o comportamento adotado pela namorada de Eduardo Saverin quando percebe que ele havia alterado o “status de relacionamento” no Facebook.
                Porém, o que antes era motivo de desentendimentos e alguns escândalos, hoje se tornou a grande plataforma de comunicação entre pessoas do mundo inteiro. Retrata uma geração que nasceu com o boom da internet, descobrindo que a interação humana não é necessária para haver interatividade. Daqui alguns anos, essa temática será abordada com outra visão, sem retratar com tanto frescor o momento que vivemos fora da tela.
                Aos estudantes e interessados em Administração, o filme motiva empreendedores a buscarem seus objetivos, principalmente aos da área de informática, pois é imprevisível saber a escala que um projeto nesse meio pode atingir, assim como Mark não imaginava que criaria a maior rede social desde então.

NÍCOLAS O. DANTAS ROMUALDO

Estudante de Administração pela UFCG

Nenhum comentário: