A Rede Social
(The Social Network). 2010. David Fincher. Drama.
“A Rede Social” conta a história de um jovem que, após sua namorada
terminar com ele, resolve criar um site para comparar as alunas da universidade
em que estuda e eleger a mais bonita. A partir disso, Mark Zuckerberg passa a
ser visto como um “vilão” pelas meninas atingidas e, ao mesmo tempo, desperta o
interesse dos irmãos Winklevoss que pretendiam criar um site exclusivo aos
alunos de Harvard que facilitasse o encontro entre eles.
Ao
ser procurado pelos irmãos, Mark aceita imediatamente a proposta de ajudá-los
na criação do novo site, porém, depois, passa a evitá-los. Ele decide então, a
partir da ideia fornecida por eles, criar o TheFacebook.com,
que permitia o compartilhamento de informações e fotos além de promover a
interação entre alunos de várias universidades. O que começou como uma
brincadeira transformou-se em um grande processo milionário para Mark, que foi
acusado pelo amigo Eduardo Saverin, quem o ajudou financeiramente a dar início
ao projeto, e pelos irmãos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss de plágio. Afinal,
“você não consegue 500 milhões de amigos, sem fazer alguns inimigos”.
O
filme possui uma linguagem complexa e acelerada, o que causa certo desconforto
para os que desconhecem o assunto. Além de nos mostrar as modificações do
Facebook desde a sua criação, o filme evidencia as relações cada vez mais
vazias que começaram a ser criadas a partir das redes sociais, como por
exemplo, o comportamento adotado pela namorada de Eduardo Saverin quando
percebe que ele havia alterado o “status de relacionamento” no Facebook.
Porém,
o que antes era motivo de desentendimentos e alguns escândalos, hoje se tornou
a grande plataforma de comunicação entre pessoas do mundo inteiro. Retrata uma
geração que nasceu com o boom da internet, descobrindo que a interação humana
não é necessária para haver interatividade. Daqui alguns anos, essa temática
será abordada com outra visão, sem retratar com tanto frescor o momento que
vivemos fora da tela.
Aos
estudantes e interessados em Administração, o filme motiva empreendedores a
buscarem seus objetivos, principalmente aos da área de informática, pois é
imprevisível saber a escala que um projeto nesse meio pode atingir, assim como
Mark não imaginava que criaria a maior rede social desde então.
NÍCOLAS
O. DANTAS ROMUALDO
Estudante
de Administração pela UFCG
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