Albenise Mariana de Queiroz Sales
A concepção de Língua é analisada por vários teóricos, cada um com sua visão, alguns tem semelhanças, outros são contraditórios, para Saussure e Chomsky a noção de língua esta ligada a um sistema de sentenças, qual seria a forma correta? Existe teoria concreta? Por que a noção de Língua não é consensual? São várias concepções, o assunto é extenso, e é necessário muito estudo, mesmo com tantos pensamentos nunca se conseguiu chegar a um consenso, Barros, Borges, Kenedy, Negrão, e muitos outros escritores, mostram as bases dessas teorias, não há uma idéia que explique de forma completa a grande abordagem desse assunto. Saussure considerado o pai da lingüística moderna, vai fazer divisões, e explicar como tomamos posse de um língua, e como funciona esse universo, que para ele estava no meio externo, onde é um objeto social que o falante faz uso, a comunicação é a forma concreta de um pensamento, em signos conhecidos pelos falantes, um jogo de interpretações. .
Para Chomsky a língua é um sistema de princípios radicas da mente humana,explica isso na sua teoria a Gramática Gerativa. Um processo rápido,conversa, troca de informações, imagens,sistemas simbólicos, esta é a base da comunicação humana. Para ele a comunicação humana está envolvida com um aparato formado em nossa mente, tudo pronto formado esperando chance de comunicação. Muitos são os estudos feitos na base da lingüística, a linguagem, a compreensão de mundo está feita sobre a base desse conhecimento, e para esse ser adquirido precisamos ser dotados na faculdade da linguagem. Para o estudo, para o convívio social, os significados das palavras vão sendo formados por si só em cada mente sua cognição liga cada signo rapidamente, e aleatoriamente. .
A Gramática Tradicional, esta ligada a regra, que lembra dicionário, normativa, correta, essa gramática não da conta da fala, e nem mesmo da escrita, onde existe uma grande contradição, pois na teoria ela deveria ser perfeita, mas existe um tabu, o que é certo e errado? Existe uma regra? Muito do que se escreve não é dito, muito do que se fala não é escrito. Chomsky criou sua teoria gramatical, A Gramática Gerativa, que não esta preocupada com regras, mas com a linguagem, e formas de análise na fala de cada ser, aquisição da língua. Dentro dessa perspectiva existe uma divisão, entre a Gramática Gerativa, e a Gramática Universal, a (GU) mostra que o ser tem uma capacidade que é igual para todos os falantes, sejam franceses, americanos, ou portugueses, a (GG) vai visar a discrição do conhecimento lingüístico usado por qualquer falante e sua relação, com a Gramática Universal. .
São muitas as perspectivas, e os pontos de vista sobre a lingüística, e cada um vai ser muito bem estudado, até que cheguem outros conceitos, e outros pensamentos vão ser formados a partir deles, pois não existe aqui uma verdade absoluta, e nem quem de conta de todo o saber da língua. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário