segunda-feira, 23 de maio de 2011

Análise do estudo “Relato oral” no livro “Projeto Araribá”

EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro

   O livro didático “Projeto Araribá” da 6ª série não aborda o estudo do relato oral de forma sistemática, pois o certo seria mostrar primeiro o conceito e o objetivo desse gênero oral para os alunos, ou seja, fazer com que o professor apresente o gênero trazendo exemplos do mesmo, porque só assim os educandos vão ter ideia do que está sendo solicitado a eles.
  Muitas vezes, ocorre este mesmo processo com outros gêneros também, por exemplo, o seminário, já que os professores do ensino médio pedem para os alunos fazerem o mesmo, sem apresentar o conceito e o objetivo de um seminário, gerando conflito ao aprendiz, além de construir outra visão do gênero.
Desta forma, concluímos que a melhor forma de se ensinar o relato oral, ou outro gênero deste tipo é fazer uma sequência didática, em que primeiro apresentamos o tema, depois vemos qual o conhecimento dos alunos acerca do assunto, para poder ensiná-los e avaliá-los a respeito do mesmo. 
       Após toda esta reflexão, analisamos as questões trazidas pelo livro didático do Projeto Araribá, p.53, como insuficientes para o ensino do relato oral, uma vez que já discutimos a melhor forma de tratar o mesmo, sendo esta: expor primeiro o gênero. Além de que estas questões não justificam o avanço do ensino da oralidade nos livros didáticos citado pelas autoras Calvacante e Melo (2006).

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