FERREIRA, Elisa Cristina
Amorim; MENESES, Roberta Andrade. Resenha acadêmica. In: Professora,
como é que se faz?. Campina Grande: Bagagem, 2012, pp. 65-93.
Resenha
acadêmica é um gênero acadêmico utilizado para avaliar criticamente um produto
intelectual, produto esse que pode ser, como um livro, um filme, um artigo,
dentre outros, onde o resenhista toma como papel sua posição a modo de
influenciar ou não sobre o assunto abordado em sua resenha.
Ferreira e Meneses
(2012) alunas graduadas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em
seu capítulo “Resenha acadêmica” no livro “Professora, como se faz?” organizado
por Elizabeth Maria da Silva (Ed. Bagagem) vem mostrar a todos aqueles que
precisam aprender a fazer uma resenha, indicando a melhor forma mesmo sem ter
nenhum conhecimento sobre o gênero abordado com uma linguagem simples e de uma
maneira clara e objetiva.
O
livro “Professora, como é que se faz?” pretende mostrar as maneiras de como se
fazer alguns gêneros acadêmicos. No livro podemos encontrar “Percepções de
graduandos sobre a disciplina língua portuguesa”, “Esquema”, “Resumo
acadêmico”, “Resenha acadêmica” e “Artigo de pesquisa” com explicações de forma
intuitiva onde as duvidas são tiradas a cada linha que se for lida.
No
capítulo “Resenha acadêmica” Ferreira e Meneses (2012) expõem as formas de
elaboração de uma resenha acadêmica mostrando e exemplificando com resenhas de
alunos de graduação e explicando os erros cometidos pelos mesmos, com três
tipos de resenhas: uma seguindo as regras do gênero, outra parcialmente e a
ultima de forma totalmente fora das normas do gênero.
Seguindo
o pensamento das autoras, podemos dizer que os alunos que ingressam na
universidade se deparam com esse gênero e acabam “sofrendo” por não ter algum
conhecimento visto que em toda sua vida escolar não tiveram algum contanto com
esse gênero. Olhando desse ponto de vista é que na analise elas dividem as
resenhas analisadas em três grupos: (1) Atendimento à estrutura retórica
prototípica da resenha acadêmica; (2) Atendimento parcial; (3) Não atendimento.
Para se ter uma boa resenha, o resenhista precisar ter uma proficiência sobre a
retextualização e seguir o movimento retórico referente ao gênero que é o de:
Apresentar, Descrever, Avaliar, (Não) Recomentar.
Os
textos analisados por Ferreira e Meneses (2012) somam em um total de
dezesseis resenhas que foram produzidas por alunos graduandos do curso Letras
no período 2011.1 onde: sete atenderam à estrutura, seis parcialmente e,
apenas, três não atenderam à estrutura retórica prototípica da resenha
acadêmica.
As
autoras mostram que de uma forma os alunos graduandos precisam de mais
conhecimento sobre o gênero resenha e suas especificidades e que necessitam
investigar mais, ler mais de forma que em suas palavras elas dizem “É preciso
ter clareza sobre a funcionalidade da resenha: Com que objetivo estou
produzindo-a? O que desejo provar com ela? A quem se dirige? Onde circulará?”
mostrando ao leitor como as perguntas que se devem ser feitas consigo.
De uma maneira clara Ferreira e Meneses (2012) fazem de seu capítulo no livro um ótimo texto que não
resta palavras que se você ler não irá continuar com qualquer dúvida sobre esse
gênero é indicado para qualquer aluno de graduação independente do curso em que
esteja fazendo ou para interessados que procuram saber como produzir uma
resenha acadêmica de uma forma coesa e coerente.
André de Almeida Maciel
Aluno do curso de graduação de Ciências
Econômicas da UFCG
2013
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