quinta-feira, 10 de outubro de 2013

COMO SE FAZER UMA RESENHA ACADÊMICA


FERREIRA, Elisa Cristina Amorim; MENESES, Roberta Andrade. Resenha acadêmica. In: Professora, como é que se faz?. Campina Grande: Bagagem, 2012, pp. 65-93.

            Resenha acadêmica é um gênero acadêmico utilizado para avaliar criticamente um produto intelectual, produto esse que pode ser, como um livro, um filme, um artigo, dentre outros, onde o resenhista toma como papel sua posição a modo de influenciar ou não sobre o assunto abordado em sua resenha.
Ferreira e Meneses (2012) alunas graduadas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em seu capítulo “Resenha acadêmica” no livro “Professora, como se faz?” organizado por Elizabeth Maria da Silva (Ed. Bagagem) vem mostrar a todos aqueles que precisam aprender a fazer uma resenha, indicando a melhor forma mesmo sem ter nenhum conhecimento sobre o gênero abordado com uma linguagem simples e de uma maneira clara e objetiva.
            O livro “Professora, como é que se faz?” pretende mostrar as maneiras de como se fazer alguns gêneros acadêmicos. No livro podemos encontrar “Percepções de graduandos sobre a disciplina língua portuguesa”, “Esquema”, “Resumo acadêmico”, “Resenha acadêmica” e “Artigo de pesquisa” com explicações de forma intuitiva onde as duvidas são tiradas a cada linha que se for lida.
            No capítulo “Resenha acadêmica” Ferreira e Meneses (2012) expõem as formas de elaboração de uma resenha acadêmica mostrando e exemplificando com resenhas de alunos de graduação e explicando os erros cometidos pelos mesmos, com três tipos de resenhas: uma seguindo as regras do gênero, outra parcialmente e a ultima de forma totalmente fora das normas do gênero.
            Seguindo o pensamento das autoras, podemos dizer que os alunos que ingressam na universidade se deparam com esse gênero e acabam “sofrendo” por não ter algum conhecimento visto que em toda sua vida escolar não tiveram algum contanto com esse gênero. Olhando desse ponto de vista é que na analise elas dividem as resenhas analisadas em três grupos: (1) Atendimento à estrutura retórica prototípica da resenha acadêmica; (2) Atendimento parcial; (3) Não atendimento. Para se ter uma boa resenha, o resenhista precisar ter uma proficiência sobre a retextualização e seguir o movimento retórico referente ao gênero que é o de: Apresentar, Descrever, Avaliar, (Não) Recomentar.
            Os textos analisados por Ferreira e Meneses (2012) somam em um total de dezesseis resenhas que foram produzidas por alunos graduandos do curso Letras no período 2011.1 onde: sete atenderam à estrutura, seis parcialmente e, apenas, três não atenderam à estrutura retórica prototípica da resenha acadêmica.
            As autoras mostram que de uma forma os alunos graduandos precisam de mais conhecimento sobre o gênero resenha e suas especificidades e que necessitam investigar mais, ler mais de forma que em suas palavras elas dizem “É preciso ter clareza sobre a funcionalidade da resenha: Com que objetivo estou produzindo-a? O que desejo provar com ela? A quem se dirige? Onde circulará?” mostrando ao leitor como as perguntas que se devem ser feitas consigo.
De uma maneira clara Ferreira e Meneses (2012) fazem de seu capítulo no livro um ótimo texto que não resta palavras que se você ler não irá continuar com qualquer dúvida sobre esse gênero é indicado para qualquer aluno de graduação independente do curso em que esteja fazendo ou para interessados que procuram saber como produzir uma resenha acadêmica de uma forma coesa e coerente.

André de Almeida Maciel
Aluno do curso de graduação de Ciências Econômicas da UFCG

2013

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