segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A ADMINISTRAÇÃO E SEUS CONCEITOS PRAGMÁTICOS


CHIAVENATO, Idalberto. A Administração e suas perspectivas: delineando o papel da Administração. In: ______. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2003, p. 9-24.

O livro Introdução à Teoria Geral da Administração escrito por Idalberto Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas e de recursos humanos, foi professor na EAESP-FGV, como também de várias universidades no exterior, e consultor de empresas. Sua extensa bibliografia abrange mais de 20 livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigo em revistas especializadas.
No capitulo I o autor apresenta ao leitor o quão importante e indispensável tornou-se a administração em meio ao mundo em que vivemos hoje, de forma clara que todos entendam, até quem não tem um breve conhecimento acerca. Introduz, assim, possíveis iniciantes no curso de administração ou, simplesmente, curiosos na aprendizagem do que é a Teoria geral da Administração (TGA).
Segundo Chiavenato (2003), administração é um fenômeno universal do mundo moderno. Do latim ad- direção, tendência para; e minister- subordinação ou obediência; a palavra Administração significa aquele que realiza alguma função ao comando de outrem. Porém, sofreu uma radical transformação em seu significado original. Agora, a tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcança-las da maneira mais adequada á situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo.
No decorrer da leitura percebemos uma riqueza de gráficos e tabelas, para melhor fixação do aprendizado do aluno. Encontramos também dicas e estudos de caso abordando os assuntos discutidos ao longo deste.
O conteúdo de estudo da Administração varia de acordo com a teoria ou a escola considerada. Tarefas, estruturas, pessoas, ambiente, tecnologia, e competitividade, ao seu tempo provocou uma diferente teoria administrativa marcando desenvolvimento da TGA. Cada Teoria Administrativa privilegia ou enfatiza uma ou mais dessas, que são as seis variáveis básicas da TGA.
O administrador tem que ter conhecimentos de disciplinas heterogêneas precisa saber e lidar com pessoas subordinadas ou que estão no nível igual ou a cima dele. Ele é  responsável pela direção de outras pessoas que seguem suas ordens e orientações, por tanto precisa estar atento a eventos passados e presentes bem como previsões futuras isso ajudará em suas tomadas de decisões em situações de grandes riscos, incertezas ou ambiguidades.
O texto resenhado nos possibilita concluir que como o administrador não é executor, mas o responsável pelo trabalho de seus subordinados, não lhe é permitido erros, muitas vezes se encontrará em meio a situações de total incerteza de resultados e informações, ele não pode arriscar apelando para estratagemas de ensaio e erro, assim estaria conduzindo seus subordinados pelo caminho menos indicado.
Recomendamos a leitura deste para os alunos e professores de administração e todos aqueles que sentem o interesse em conhecer e aprimorar suas ideias sobre a Teoria Geral da Administração.


  
Erica Xavier e Josenilda Cândido
Graduandas do Curso de Administração – Universidade Federal de Campina Grande

2013

Nenhum comentário: