
Viviane M.C. Gomes
O Livro Retextualização de gêneros escritos, de Regina Lúcia P. Dell'Isola, é destinado a alunos e professores do curso de letras que buscam aprender a ensinar a língua portuguesa através dos diversos tipos de gêneros textuais existentes, de modo que os alunos aprendam de uma maneira mais prazerosa e reflitam sobre as atividades que desenvolvem.
Em um primeiro momento, baseada em alguns teóricos, por exemplo, Marcuschi, Bakhtin, Bronckart e outros, Dell'Isola nos apresenta os fundamentos teóricos da Teoria dos Gêneros, para, depois, nos apresentar o que seria a retextualização e de como ela poderia ser útil em sala de aula de língua portuguesa. Segundo a autora, gêneros textuais são práticas sócio-históricas que se constituem como ações para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo; e a retextualização é o processo de transformação de uma modalidade textual em outra envolvendo operações específicas de acordo com o funcionamento da linguagem. A importância de se retextualizar os gêneros está no fato de, no momento da reescritura, pensarmos conscientemente sobre as estruturas que compõem cada um deles e, para isso, a autora nos apresenta duas etapas importantes no processo de retextualização: 1) leitura, compreensão e identificação dos gêneros; 2) reescrita do texto. Vale salientar que, depois de feita a leitura, os alunos são levados a discutir os textos, observando suas características relacionadas à informatividade, à situacionalidade, à intertextualidade etc. Todo um processo de descoberta é realizado, inserindo os alunos na atividade de modo que aprendam de maneira mais prazerosa a língua portuguesa a partir de textos que circulam na sociedade.
O livro traz atividades de retextualização realizadas por alguns alunos, que podem servir de modelo aos professores que desejam trabalhar reescritura de gêneros em sala de aula. Além disso, a autora apresenta uma bibliografia comentada sobre o tema ‘gêneros e retextualização’, facilitando o encontro de outros teóricos e outras obras que aprofundam o assunto para leitores mais interessados em explorar o tema.
O texto de Dell'Isola nos faz pensar conscientemente no processo de leitura e escrita que efetuamos dia-a-dia em sala de aula. Serve de guia àqueles que buscam maior entendimento acerca do tema retextualização de gêneros e nos estimula a utilizar esse tipo de atividade com nossos alunos para tornar o ensino/aprendizado da língua portuguesa mais prazeroso e, ao mesmo tempo, ajudar na formação sócio-cultural dos alunos, pois os textos trabalhados são textos que circulam nos meios de comunicação da sociedade.
Um comentário:
Sente-se falta de retextualização do gênero entrevista, textos e retextualização.
Postar um comentário