sábado, 12 de outubro de 2013

PROBLEMAS SOCIAS, ECONÔMICOS E POLÍTICOS NUM DRAMA QUE GANHOU O GLOBO DE OURO EM 2009.


BOYLE, Danny; TANDAN, Lovellen. Quem quer ser um milionário? (Filme Vídeo). Fox Pictures 2008. 120 min. Cor. Reino Unido. Gênero: Drama. Classificação: 16 anos.

Com um sucesso de público de mais de 80 milhões de bilheteria em menos de seis meses de estreia, contando que se trata de uma produção totalmente rodada na Índia. Sob a direção do americano Danny Boyle, o mesmo diretor de Trainspotting, de A Praia e do terror Extermínio e da indiana Loveleen Tandan, e escrito por Simon Beaufoy, com dez indicações ao Oscar, o filme foi premiado o grande vencedor do Globo de Ouro, em 2009. Cultuado e dono de um estilo indescritível, conhecido por filme de temáticas distintas, Boyle aparece na esfera de um filme grandioso que é baseado na história real de um garoto analfabeto e morador de rua que venceu o programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?” que chocou toda a população indiana.
O filme relata a história dos irmãos Jamal e Salim que viviam na favela de Mumbai, Índia, um país de grande desigualdade social e econômica, enfrentando uma vida miséria e violência. Após ter perdido a mãe quando criança, são encontrados por um gangster que treina crianças para se tornarem mendigos na rua, mas eles percebem a trapaça e fogem, porém quando adolescente tomam rumos diferentes. Anos mais tarde enquanto trabalhava como assistente de um Call Center, Jamal pesquisa dados de Salim, que encontrou a vida no crime.
Os dois voltam a se encontrar, enquanto Jamal professa que nunca esqueceu seu amor de Infância, Latika, descobrindo que ela agora era a mulher do chefe de seu irmão, um dos homens mais poderosos da Índia.
Analfabeto, um dia decide participar de um programa de perguntas e respostas, onde sua intenção era reconquistar a mulher que ele ama, mas para a surpresa de todos, ele acaba ganhando o prêmio máximo de 20 milhões de rupias. Simultaneamente, o chefe de Salim, Javed, descobre que o mesmo ajudou a fuga de Latika e o mata. Mais tarde naquela noite Jamal e Latika se encontram e acontece o primeiro beijos deles, estava escrito.
O enredo de Quem quer ser um milionário é puro entretenimento, é um drama que compreende os elementos desejados do público, ação, crime e romance, revestido de críticas sociais, mostrando de forma real os problemas sociais, políticos e econômicos vividos pelas pessoas de classe baixa que não afeta só a Índia, mas o mundo inteiro, o que provoca discussões a respeito das classes populares. O filme põe em jogo uma questão: Por que Jamal, um favelado indiano, virou um milionário? Como o filme mesmo responde: “estava escrito” é a explicação para sua vitória. Este tipo de determinismo é muito comum nos meios de comunicação de massa. É uma obra tocante e persuasiva, que encontrou sucesso na carência do público que solicita uma interação emocional e esse sentimento não foi despertado pelas outras produções que disputavam o Oscar, o que fez toda a diferença para o filme ganhar o prêmio.
Através da exibição do filme, percebe-se que foi justo o reconhecimento. Uma boa história que serve de modelo e inspiração para qualquer espectador, a mensagem legal que o filme nos traz é que até as coisas péssimas que já vivemos servem para o crescimento pessoal, e serve como um exemplo de busca de força interior. É o tipo de filme que agrada e é recomendável desde escolas a universidades. Possui uma vasta gama de aspectos plausíveis a discussões interessantes.

Rubenita de Souza Soares e Gabrielle Maria de Oliveira Chagas
Graduandas em Administração na Universidade Federal de Campina Grande
2013




Nenhum comentário: